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Home Studio - Tipos de Microfones

 

 
Nasceu em 1991, em São Paulo. Desde os 7 anos de idade demonstrou interesse por música. Seu primeiro instrumento foi o violão, e aos 9 anos ingressou no mundo da bateria. Até hoje estuda com o prof. Pedro Jr e atua em bandas regionais. Atualmente trabalha com produção musical, pesquisas e publicações de artigos sobre equipamentos de áudio, projetos de home studio e gravação caseira, e constantemente atualiza seus conhecimentos com cursos, workshops e trabalhos práticos.
 
20 de agosto de 2011, por Michael Nascimento
No último artigo falei um pouco sobre microfonação e prometi voltar para falar sobre os tipos de microfone.
 
Este artigo não vai ser muito extenso, e espero que ajude a quem está querendo comprar seus microfones para começar as gravações caseiras.
 
 
Os tipos de microfone
 
Basicamente existem 3 tipos de microfones: os a condensador (ou condensadores, ou à eletreto, ou capacitivos, whatever...), os dinâmicos e os de fita (ribbon). Cada um possui suas características sonoras, de funcionamento e de manuseio.
 
 
Os microfones dinâmicos
 
 microfone dinamico
Os microfones dinâmicos são os mais comuns e possuem um funcionamento simples. O movimento de uma mebrana metálica em um campo magnético gera ondas elétricas que, quando amplificadas, formam o som.
 
Pelas suas características mecânicas, os microfones dinâmicos são mais 'duros'. Captam menos detalhes se comparados com os outros tipos de microfone.

Em compensação aguentam altos níveis de SPL (nível de pressão sonora) e são menos sucetíveis a vazametos de outras fontes sonoras. Por isso são os mais utilizados para vocal em palco ao vivo, pois evita que os sons dos monitores realimente o microfone, causando microfonia.
 
Quanto maior a cápsula, mais frequências graves e menos frequências agudas o microfone dinâmico capta.
 
 
Os Condensadores
 
Microfone condensador
Os microfones condensadores possuem o mesmo princípio de funcionamento. Uma membrana metálica vibra em um campo magnético gerando eletricidade. Só que, antes dessa eletricidade sair do microfone, ela é pré-amplificada no próprio microfone através de circuitos internos.
 
A membrana dos microfones condensadores são maiores e mais delicadas que os do microfone dinâmico. Geralmente são fabricadas com metais nobre, como o ouro.
 
Pelo fato de ter membrana mais fina e um pré-amplificador interno (circuito ativo), os microfones condensadores são capazes de captar muito mais informação sonora do que os dinâmicos. São usados principalmente para captação de instrumentos com ampla faixa de resposta de frequência. Porém, pelos mesmos motivos citados acima, o condensador é muito vulnerável a realimentação. Por isso são mais utilizados em situação de estúdio, onde se preza a qualidade na captação e o ruído ambiente é baixo.
 
Como regra, quanto menor a cápsula, menos frequências graves o microfone capta.
 
Os microfones condensadores precisam de um sistema de alimentação elétrica. Geralmente utilizam Phantom Power, que é um tipo de alimentação de energia fornecida pelas mesas de som através de CABOS BALANCEADOS.
 
 
Microfones de fita
 
Microfone de fita
Este tipo de microfone não costuma ser muito utilizado para gravação de bateria, salvo exceções onde o técnico de som busca algumas alternativas sonoras para a gravação.
 
Neste microfone, uma pequena fita é suspensa em um campo magnético. O principio de funcionamento deste microfone é praticamente o mesmo dos dinâmicos.
 
Estes microfones não possuem uma captação de frequências agudas muito acentuada. São microfones bons para captar frequências médias e médio-graves. São muito utilizados na captação de cubos de guitarra e, em algumas situações, na captação de voz.
 
 
 
 
Padrão polar
 
Aposto que você já deve ter ouvido falar nos seguintes nomes (ou em pelo menos UM deles!): cardióide, omnidirecional, figura-8, super cardióide, hiper cardióide...
 
Estes termos referem-se ao 'padrão de captação' do microfone, e indicam o comportamento do microfone quanto o seu direcionamento. Todos os tipos de microfone possuem uma dessas (ou até todas) características, exceto pelos microfones de fita, que geralmente são figura-8. É muito importante para quem quer saber como posicionar seus microfones no instrumento!
 
Uma breve explicação de cada termo:
 
Cardióide - Captam muito bem o que está na sua frente, com pequena depreciação de captação conforme movimentamos para as laterais. Não capta praticamente nenhum som pelas laterais (a 90° e 180°) parte traseira do microfone.
 
Padrao polar cardioide
 
Super cardióide - Possuem maior captação na parte da frente, como os cardióides. Sua depreciação de captação nas laterais é maior (até o ponto onde não existe mais captação), porém capta pouco som por trás do microfone.  
 
Padrao polar super cardioide
 
Hiper cardióide - São extremamente direcionais. Uma simples movimentação para as laterais já pode ser motivo para uma bela reduzida no volume de captação. Nas laterais não captam som. Porém, apresenta grande captação na parte traseira do microfone.
 
 
Padrão polar hiper cardioide
 
Omnidirecional - São microfones que captam de forma igual em qualquer posição que estejam.
 
Padrao polar omnidirecional
 
Figura-8 - São microfones que captam de forma igual em sua parte frontal e traseira, e não possuem captação lateral.

 

 

Padrao polar figura-8


 

 
 
 
É isso. Espero que este artigo ajude vocês a esolher seus microfones!